Com a chegada do COVID-19 — popularmente conhecido como coronavírus — ao Brasil, as autoridades estão adotando medidas de distanciamento social para reduzir o contágio comunitário entre a população. Por conta disso, muitas pessoas estão tendo que trabalhar em casa ou foram dispensadas de sua carga de trabalho para cumprir a quarentena.
Entretanto, isso alterou bastante a rotina de diversos cidadãos brasileiros, principalmente aqueles que têm filhos. Veja só algumas dicas de como realizar sem home office com tranquilidade com crianças em casa!
1. Separe um espaço para trabalhar em casa
O ideal é que você tenha um escritório, ou mesmo use o seu próprio quarto, desde que tenha mesa e cadeira que permitam que você esteja confortavelmente sentada durante todo o dia. Caso não possua esses móveis, pode usar a mesa de jantar.
Isso evita que você tenha dor nas costas ou complicações como tendinite devido ao mau posicionamento de seu corpo. Além disso, ao ter um espaço, você consegue explicar para as crianças que, enquanto estiver lá, é porque está trabalhando.
2. Incentive atividades de distração para as crianças
Você pode não ser muito fã de televisão, videogame, tablets ou celulares, mas eles podem ser uma boa alternativa de distração, desde que você saiba como adicionar o controle parental nesses dispositivos.
Caso haja mais de uma criança, incentive que elas brinquem juntas, com jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e brinquedos que possam estimular suas mentes.
3. Aproveite tempos de pausa e refeições no home office
Ao trabalhar em casa, para que as crianças não se sintam solitárias, tire algumas pausas durante o expediente e fique um pouquinho com elas. Supervisione e veja se elas estão lidando bem, se estão brincando ou se não estão fazendo nada errado.
Se houver outro adulto em casa, faça turnos e alterne o tempo das pausas para que as crianças passem menos tempo sozinhas.
4. Peça ajuda para filhos maiores
Crianças de a partir de oito ou nove anos não apenas compreendem a importância de respeitar seu espaço e seu horário de trabalho, como também conseguem oferecer pequenas ajudas no dia a dia.
Peça a eles que brinquem com irmãos mais novos ou façam algumas tarefas simples, como arrumar a cama depois de acordar ou lavar a louça. Assim você não tem muitas atividades acumuladas e estimula os seus filhos a entenderem a importância do trabalho em conjunto dentro de casa.
Gostou das dicas para trabalhar em casa com crianças? Continue lendo o blog da Estrela Evangélica!